visite nossa nova loja virtual

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Uma viagem ao mundo da encadernação

Copta
Copta é a  técnica mais antiga de encadernação, os primeiros modelos foram encontrados no Egito, em mosteiros e até mesmo no deserto. Ela é asssim chamada porque  surgiu entre os cristãos egípcios chamados de Coptas. Foi muito utilizada entre os séculos II dC  e  XI dC.

Os Coptas desenvolveram a técnica de costura com base no  entrelaçamentos de fios e tecelagem de tapetes. Dessa forma, eles dobravam e  uniam páginas de  pergaminho dobrado, no final o miolo era protegido por placas de madeira cobertas com pele de animais, vindo daí a capa dura.

É uma encadernação resistente, flexível e permite abertura de 360 graus! As capas são separadas uma das outras e fixadas ao miolo através de uma costura aparente na lombada, sem uso de cola.

Hoje em dia podemos criar lindos cadernos, dificilmente com o requinte do percaminho e peles de animais, mas com lindos papeis e tecidos lisos ou estampados, tanto para a capa quanto para o miolo.

 *imagem meramente ilustrativa


Japonesa

Bem mais adiante, já no final do século VIII dC, surge a costura Japonesa que atualmente é um dos estilos mais apreciados e elegantes.

Esses livros eram tradicionalmente feitos de washi  (papel japonês), por ser um papel durável, fibroso e que não amarelava facilmente contribuindo para a sua preservação. Porém,  no início do período Meiji (1868-1912) o papel ocidental de celulose tornou-se predominante  e washi  passou a ser  raramente utilizado.

No inicio o formato do miolo era sanfonado e eram acrescentadas duas capas, coladas à primeira e à última páginas.

Depois surgiu um novo formato muito popular até hoje. Uma encadernação mais básica com  4 furos - yotsume toji - onde as folhas e capas  são perfuradas e costuradas através desses furos. A costura também aparece.
 *imagem meramente ilustrativa

 *imagem meramente ilustrativa


A partir desses modelos foram surgindo diversos outros tipos de encadernação contemporâneas e de artistas desconhecidos. Essas costuras aparentes que utilizam fitas ou tiras de qualquer tipo de material resistente dão margem a muita criatividade. 

Alguns modelos...


Caderno com costura Z-Stitch

 *imagem meramente ilustrativa
Caderno com costura Belga Secreta

 *imagem meramente ilustrativa

Caderno com lombada reta
*imagem meramente ilustrativa

Caderno com costura Longstitch Buttonhole
*imagem meramente ilustrativa

Uma vez que você já está fascinada com as técnicas de encadernação, é um pulo para querer aprender cartonagem e no mês de junho vamos ensinar a fazer: porta-bloco, porta cartão e uma maleta. Tudo com papel!
*imagem meramente ilustrativa


*imagem meramente ilustrativa