visite nossa nova loja virtual

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Uma viagem ao mundo da encadernação

Copta
Copta é a  técnica mais antiga de encadernação, os primeiros modelos foram encontrados no Egito, em mosteiros e até mesmo no deserto. Ela é asssim chamada porque  surgiu entre os cristãos egípcios chamados de Coptas. Foi muito utilizada entre os séculos II dC  e  XI dC.

Os Coptas desenvolveram a técnica de costura com base no  entrelaçamentos de fios e tecelagem de tapetes. Dessa forma, eles dobravam e  uniam páginas de  pergaminho dobrado, no final o miolo era protegido por placas de madeira cobertas com pele de animais, vindo daí a capa dura.

É uma encadernação resistente, flexível e permite abertura de 360 graus! As capas são separadas uma das outras e fixadas ao miolo através de uma costura aparente na lombada, sem uso de cola.

Hoje em dia podemos criar lindos cadernos, dificilmente com o requinte do percaminho e peles de animais, mas com lindos papeis e tecidos lisos ou estampados, tanto para a capa quanto para o miolo.

 *imagem meramente ilustrativa


Japonesa

Bem mais adiante, já no final do século VIII dC, surge a costura Japonesa que atualmente é um dos estilos mais apreciados e elegantes.

Esses livros eram tradicionalmente feitos de washi  (papel japonês), por ser um papel durável, fibroso e que não amarelava facilmente contribuindo para a sua preservação. Porém,  no início do período Meiji (1868-1912) o papel ocidental de celulose tornou-se predominante  e washi  passou a ser  raramente utilizado.

No inicio o formato do miolo era sanfonado e eram acrescentadas duas capas, coladas à primeira e à última páginas.

Depois surgiu um novo formato muito popular até hoje. Uma encadernação mais básica com  4 furos - yotsume toji - onde as folhas e capas  são perfuradas e costuradas através desses furos. A costura também aparece.
 *imagem meramente ilustrativa

 *imagem meramente ilustrativa


A partir desses modelos foram surgindo diversos outros tipos de encadernação contemporâneas e de artistas desconhecidos. Essas costuras aparentes que utilizam fitas ou tiras de qualquer tipo de material resistente dão margem a muita criatividade. 

Alguns modelos...


Caderno com costura Z-Stitch

 *imagem meramente ilustrativa
Caderno com costura Belga Secreta

 *imagem meramente ilustrativa

Caderno com lombada reta
*imagem meramente ilustrativa

Caderno com costura Longstitch Buttonhole
*imagem meramente ilustrativa

Uma vez que você já está fascinada com as técnicas de encadernação, é um pulo para querer aprender cartonagem e no mês de junho vamos ensinar a fazer: porta-bloco, porta cartão e uma maleta. Tudo com papel!
*imagem meramente ilustrativa


*imagem meramente ilustrativa

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Você sabe o que é silhouette???




A Silhouette CAMEO é uma mini plotter de recorte que funciona como uma impressora doméstica, ela se conecta ao seu computador com um cabo USB, mas ao invés de imprimir, ela usa uma pequena lâmina para cortar papéis de alta gramatura, vinil adesivo, papéis adesivos, tecidos e outros materiais que meçam de 30,5cm de largura por até 3m de comprimento. 

Você não imagina o que você é capaz de fazer com uma Silhouette. 

Selecionei na internet alguns projetos feitos com ela....  Além de decoração de festas, embalagens, forminhas para doces, tags, quadros,  você ainda pode recortar qualquer desenho que imprimir!



Quer saber mais? Venha fazer uma aula básica conosco.